Endereço: Av: Itaúba nº 681. Bairro: Jorge Teixeira I, CEP: 69088-240, Manaus - Amazonas
Horário de Atendimento: de Segunda a Sexta, das 07:00hs as 17:00hs. Fone: (92) 3682-6225 - Horário Comercial

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Exercícios físicos para combater a prisão de ventre


Exercícios físicos para combater a prisão de ventr

Veja quais exercícios são indicados para quem tem o intestino preso

Geralmente as mulheres são as que mais sofrem com prisão de ventre. A ingestão exagerada de carboidratos, principalmente no período pré-menstrual, e o consumo pobre de fibras pode provocar a disfunção da flora intestinal, causando desconforto abdominal e sensação de inchaço.
E se por acaso você não sabe, os exercícios físicos podem ser uma boa arma para ajudar a combater o problema.

Aliado a uma boa alimentação que inclui a ingestão de fibras e de muita água, o fim do sedentarismo pode ajudar você a dar adeus a esse incômodo.
Segundo o personal trainer Ricardo Wesley, os exercícios físicos proporcionam movimentos no intestino grosso e mudanças hormonais, que provocam efeitos mecânicos no intestino, o que facilita o peristaltismo, que é o movimento feito pelo intestino para empurrar o bolo alimentar.
Outra boa relação entre exercícios e o fim da prisão de ventre é que atividade física melhora o tônus das musculaturas pélvica e abdominal, o que ajuda no processo. "É possível também que o alto gasto de energia aumente a necessidade de ingestão de calorias, o que pode influenciar na quantidade total de fibra consumida", explica o personal.
Ricardo conta que as melhores atividades para combater o desconforto intestinal estão relacionadas ao aumento da força abdominal e aumento do gasto energético. Assim se faz necessária uma combinação de exercícios resistidos (musculação e/ou treinamento funcional), para ajudar a trabalhar as musculaturas abdominais superficiais e profundas, e treinamentos cardiovasculares (corridas, bike, natação), para aumentar o gasto energético.
"A frequência dos exercícios varia de acordo com os objetivos do aluno. Caso ele treine apenas para eliminar o problema do intestino preso e manter a saúde, três vezes por semana já estará ótimo", orienta. A melhora na questão do intestino preso é relativamente rápida. Em poucos dias você perceberá uma melhora.
O tempo de cada sessão de exercícios não deve passar de 60 minutos, sendo que os alunos sedentários devem trabalhar de forma progressiva. "Comece com treinos mais curtos, de 30 minutos, por exemplo", alerta Ricardo. E não exagere! "Exercícios muito intensos e longos (como maratonas) podem piorar a sensação de desconforto e causar mal estar. Por isso ratifico a importância de se trabalhar de maneira progressiva e constante para atenuar os sintomas."
O melhor mesmo é usar os exercícios físicos como forma de prevenção e não somente sair do sedentarismo quando os sintomas do intestino preso batem à porta. E não se esqueça de aliar atividade física a uma boa alimentação. "No caso do intestino preso, o consumo de água e de fibras (frutas e alimentos integrais) e uma boa mastigação vão lhe ajudar", finaliza o personal trainer.

Por Juliana Falcão (MBPress)

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Fonoaudiologia – Profissão, Carreira e Informações Gerais

A Fonoaudiologia estuda a comunicação, a linguagem, a audição e a interação entre as elas, possibilitando o diagnóstico e cura de problemas relativos a fala. Conheça melhor a carreira em fonoaudiologia.

A Profissão de Fonoaudiólogo

 A Fonoaudiologia estuda basicamente a comunicação, a linguagem, a audição e a interação entre as elas. Cabe ao Fonoaudiológo diagnosticar e tratar problemas que possam ocorrer na comunicação, tais como surdez, gagueira, surdez, dicção incorreta, ou problemas de respiração que atrapalhem a fala. O fonoaudiólogo além de atuar no ataque aos problemas de fala, também atua na prevenção orientando e disseminando boas práticas.
Uma outra atribuição do fonoaudiólogo é também ajudar na reabilitação de pacientes que tenham tido sequelas na voz devido a alguma doença, tal como câncer ou então algum acidente. Além de ajudar, juntamente com os psicologos a crianças com retardo de fala devido a problemas psicologicos ou traumas.

Grade Básica do Curso de Fonoaudiologia:

  • Psicologia
  • Fisiologia do Aparelho Respiratório
  • Anatomia
  • Pedagogia
  • Psicologia Básica
  • Anatomia
  • Fundamentos de Biologia
  • Ciência do Comportamento
  • Bioquímica
  • Biofísica Linguística

 Fonoaudiologia

Habilitação:
Fonoaudiólogo
Duração do Curso:
4 anos
Área
Biológicas
Atributos do Profissional:
Observação e Meticulosidade
Salário Médio:
R$ 1808,00

Fonoaudiologia: Aspectos Favoráveis

Uma coisa interessante sobre fonoaudiologia que muita gente não sabe e é uma otima oportunidade de trabalho para os bons fonoaudiólogos é o entretenimento. Sempre que um dublador vai ser escolhido para um filme um fonoaudiólogo é consultado, pois para que o resultado da dublagem fique bom, o dublador tem que ter uma voz correspondente ao tipo físico do ator original que vai aparecer nas imagens.

Fonoaudiologia: Aspectos Desfavoráveis

O aspecto desfavorável da fonoaudiologia é que em hospitais, ao contrário das outras especialidades médicas que são necessárias em grande quantidade, as vagas de fonoaudiologia são mais restritas.

Autor
 Sobre a Autora desta Matéria:
  Atualmente é consultora independente de educação, focada em reposicionamento    profissional oportunidades no mercado de trabalho. É colaboradora ativa no Guia da Carreira.

terça-feira, 14 de maio de 2013

Sensibilização sobre 18 de maio nas escolas

Faça Bonito
No próximo sábado, dia 18 de maio, é o dia D de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. Um dia marcado pela mobilização e união de forças na luta contra este tipo de crime, que vem fazendo vítimas inocentes em todo o País.
nejmi-aziz-slide3
A data é uma homenagem à pequena Araceli Santos que foi assassinada em 1973, em Vitória (ES) e os agressores ficaram impunes. Ela se tornou o símbolo da luta pelo fim da violência sexual. E neste dia, o Brasil inteiro faz diversas ações e o Amazonas promove uma das maiores mobilizações, que vem contando com o apoio de cada vez mais voluntários, crescendo a cada ano.

Palestras nas Escolas Publicas
No Amazonas, esta campanha vem sendo trabalhada diariamente com várias ações de sensibilização, entre elas, a abordagem sobre este tema entre os estudantes. As escolas da rede pública estadual realizam atividades como palestras com profissionais que levam esclarecimentos e orientações sobre a importância em denunciar este crime, através da rede de amparo disponibilizada pelo Governo do Amazonas.
Aguardamos todos vocês na grande mobilização que acontece no próximo sábado, com concentração no Largo São Sebastião, às 8 horas. Participem!
Esquecer é permitir. Lembrar é combater!
Fonte: Blog da Nejmi Aziz Primeira Dama do Estado do Amazonas

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Instituto Vida e Saúde



MISSÃO
Promover o protagonismo das famílias em situação de risco e vulnerabilidade social, a fim de garantir a inclusão no acesso às políticas públicas de direitos sociais.

VISÃO
Atender a Assistência Social em todas as suas áreas de complexidade.

OBJETIVO GERAL
O Instituto de Ação Social Vida e Saúde do Amazonas – IASVISAM busca viabilizar aos usuários a inclusão social no acesso às políticas públicas, contribuindo para a emancipação na construção de uma nova realidade e qualidade de vida.

PÚBLICO- ALVO
Mulheres, Idosos, Crianças e Adolescentes, Pessoas com deficiência, em situação de risco e vulnerabilidade social.


O Instituto de Ação Social Vida e Saúde do Amazonas – IASVISAM é uma entidade filantrópica sem fins lucrativos, fundado em 04 de junho de 1999, com sede e foro em Manaus. Rege-se pela legislação aplicável e pelas Normas do seu estatuto. 
  

  • Quanto aos objetivos:  
  1. Geral, busca-se viabilizar aos usuários a inclusão social no acesso às políticas públicas de seguridade social, para emancipação e consolidação dos direitos sociais. 
  • Dentre os objetivos específicos, estão:  
  1.  Desenvolver um conjunto de ações voltados ao fortalecimento de vínculos familiares, afetivos e comunitários, através de palestras socioeducativo nas áreas de Previdência Social, Saúde e Assistência Social; 
  2. Oferecer cursos profissionalizantes e oficinas para Trabalho e Geração de Renda; Disponibilizar uma equipe de profissionais de saúde multidisciplinar para prevenção, tratamento e recuperação da saúde;   
  3. Realizar atividades poliesportivas junto a comunidade para redução e prevenção de doenças crônicas

Programa de Combate e Prevenção da Esploração Sexual contra Crianças e Adolescentes

Foi um Projeto de Combate a Violência Sexual contra crianças e adolescentes.

Publico Alvo

 Famílias em situação de vulnerabilidade e risco social, com histórico ou não de exploração sexual contra crianças e adolescentes

O que é Violência Sexual?


É uma grave violação dos direitos sexuais, porque abusa e/ ou explora o corpo. A violência sexual pode ocorrer de duas formas:
* Abuso sexual
* Exploração Sexual.


O que é Exploração Sexual?

É a utilização sexual de crianças e adolescentes com a intenção de lucro ou troca, seja financeiro ou de qualquer outra especie. Podendo haver o aliciador.
Pode acontecer de outro maneiras: redes de prostituição, pornografia, redes de trafico de pessoas e turismo sexual.

Como denunciar?

* Conselho Tutelar
* Delegacia especializada de assistência e proteção a criança e ao adolescentes.
End: Rua Lóris Cordovil, 200 – Alvorada I, Fone: (92) 3214-2288/ 3214-2289

* Policia Militar
* Policia Federal.
* Policia Rodoviária Federal

Sua participação é fundamental e pode mudar os índices de violência sexual contra criança e adolescentes!!!
A ligação é gratuita e o serviço funciona diariamente, inclusive nos finais de semana e feriados das 8:00h ás 22:00h

* Disk: 100 - Nacional
* Disk: 181 - Amazonas

Reflita!!!

” dever da família, da sociedade e do estado assegurar á criança e ao adolescentes, com absoluta prioridade, o direito á vida, a saúde, á alimentação, a educação, ao respeito, á liberdade á convivência familiar e comunitária, além de coloca-las a salva de toda forma de negligencia, discriminação, exploração, violência, crueldade e o opressão”

Realização:

Apoio:

quarta-feira, 8 de maio de 2013

A PROFISSÃO DE SERVIÇO SOCIAL

SOBRE A PROFISSÃO DE SERVIÇO SOCIAL
Texto elaborado pela Comissão de Orientação e Fiscalição Profissional - COFI - CFESS

  • Definição da profissão:
    A profissão Serviço Social foi regulamentada, no Brasil, em 1957, mas as primeiras escolas de formação profissional surgiram a partir de 1936.É uma profissão de nível superior e, para exercê-la, é necessário que o graduado registre seu diploma no Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) do estado onde pretende atuar profissionalmente; há 24 CRESS e 3 delegacias de base estadual e o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), órgãos de fiscalização do exercício profissional no país, dando cobertura a todos os estados. A Lei que a regulamenta é a 8662/93. Desde seus primórdios aos dias atuais, a profissão tem se redefinido, considerando sua inserção na realidade social do Brasil, entendendo que seu significado social se expressa pela demanda de atuar nas seqüelas da questão social brasileira, que em outros termos, se revela nas desigualdades sociais e econômicas, objeto da atuação profissional, manifestas na pobreza, violência, fome, desemprego, carências materiais e existenciais, dentre outras.

    A atuação profissional se faz, prioritariamente, por meio de instituições que prestam serviços públicos destinados a atender pessoas e comunidades, que buscam apoio para desenvolverem sua autonomia, participação, exercício de cidadania e acesso aos direitos sociais e humanos; podem ser da rede do Estado, privada e ONG's. A formação profissional é generalista, permitindo apreender as questões sociais e psicosociais com uma base teórico-metodológica direcionada à compreensão dos processos relacionados à economia e política da realidade brasileira, contexto onde se gestam as políticas sociais para atendimento às mazelas da sociedade. Para um competente exercício profissional é necessário um continuado investimento na qualificação, podendo dispor de cursos de aperfeiçoamento, especialização, mestrado e doutorado disponíveis, capacitando-se em suas práticas específicas.
  • Áreas de atuação:
    A atuação do assistente social se faz desenvolvendo ou propondo políticas públicas que possam responder pelo acesso dos segmentos de populações aos serviços e benefícios construídos e conquistados socialmente, principalmente, aquelas da área da Seguridade Social. De modo geral, as instituições que requisitam o profissional de Serviço Social se ocupam de problemáticas relacionadas a: crianças moradoras de rua, em trabalho precoce, com dificuldades familiares ou escolares, sem escola, em risco social, com deficiências, sem família, drogadictas, internadas, doentes; adultos desempregados, drogadictos, em conflito familiar ou conjugal, aprisionados, em conflito nas relações de trabalho, hospitalizados, doentes, organizados em grupos de interesses políticos em defesa de direitos, portadores de deficiências; idosos asilados, isolados, organizados em centros de convivência, hospitalizados, doentes; minorias étnicas e demais expressões da questão social. Devido à experiência acumulada no trabalho institucional, a (o) Assistente Social tem-se caracterizado pelo seu interesse, competência e intervenção na gestão de políticas públicas e hoje contribuindo efetivamente na construção e defesa delas, a exemplo do Sistema Único de Saúde - SUS, da Lei Orgânica da Assistência Social - LOAS e do Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA, participando de Conselhos Municipais, Estaduais e Nacionais, bem como das Conferências nos 3 níveis de governo, onde se traçam as diretrizes gerais de execução, controle e avaliação das políticas sociais.
  • Características profissionais:
    Aa formação do (da) Assistente Social é de cunho humanista, portanto, comprometida com valores que dignificam e respeitam as pessoas em suas diferenças e potencialidades, sem discriminação de qualquer natureza, tendo construído como projeto ético/ político e profissional, referendado em seu Código de Ética Profissional, o compromisso com a Liberdade, a Justiça e a Democracia. Para tal, o (a) Assistente Social deve desenvolver como postura profissional à capacidade crítica/reflexiva para compreender a problemática e as pessoas com as quais lida, exigindo-se a habilidade para comunicação e expressão oral e escrita, articulação política para proceder encaminhamentos técnico-operacionais, sensibilidade no trato com as pessoas, conhecimento teórico, capacidade para mobilização e organização.
  • Condições de trabalho:
    O (a) Assistente Social deve dispor de condições adequadas e dignas, asseguradas pelas instituições contratantes, que lhes permitam proceder à escuta, a reunião, os contatos e os encaminhamentos necessários à atuação técnica-operativa, em cumprimento aos artigos 4o. e 5o. da Lei 8662/93, das competências e atribuições profissionais. É preciso garantir recursos materiais e humanos para que sua atuação se realize de forma competente e efetiva, bem como que permitam o exercício do sigilo e dos princípios profissionais. Em geral, os (as) Assistentes Sociais são contratados/assalariados (as), mas registra-se, também, as práticas de caráter autônomo, afinal, legalmente reconhecido como "profissional liberal". A carga horária de trabalho deve considerar as atividades de planejamento, execução, estudos/pesquisas, avaliação e a relação com a "população" atendida, quantitativamente e qualitativamente. Assim, tem variado de 6 a 8 horas, ou até menos em casos de assessoriais e consultorias.
  • Qualificação requerida:
    O curso, promovido por Universidades Públicas, Privadas e Comunitárias, tem-se realizado em 4 anos, no mínimo; essas praticam currículos orientados pela Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais, aprovadas em 1996. Em todo o país, há cerca de 90 escolas cadastradas, e muitas dispõem de cursos de pós-graduação, latu e stricto senso.
  • Inserção no mercado de trabalho: por meio de concursos públicos, processos seletivos, amplamente divulgados em órgãos de imprensa, ou em modalidades escolhidas para oferta de emprego ou solicitação de serviços técnicos especializados. É uma profissão que considera uma questão ética o submeter-se a processos transparentes, públicos, na medida em que se publica e defende princípios de democracia e de probidade.
  • Mercado de Trabalho:
    as instituições que têm contratado o (a) Assistente Social, em geral são: prefeituras, associações, entidades assistenciais e de apoio à luta por direitos, sistema judiciário e presidiário, sistema de saúde, empresas, sindicatos, sistema previdenciário, ONG's, centros comunitários, escolas, fundações, universidades, centros de pesquisa e assessoria. Como as injustiças sociais e a desigualdade são persistentes e estruturais, enquanto permanecerem haverá campo de atuação profissional; nesse sentido, é sempre possível expandir o "mercado de trabalho", ao tempo em que, contraditoriamente, fruto das mesmas injunções políticas e econômicas que enxugam o emprego no país, também retraem-se alguns campos, proporcionalmente ao universo de profissionais no país (cerca de 53.000, dados da última atualização do cadastramento dos CRESS). Há que se considerar em expansão, por exemplo,o contrato de prefeituras para planejamento/programação de políticas sociais, devido à interiorização/descentralização das políticas públicas; solicitação de assessorias ou consultorias em projetos e programas sociais; solicitação de projetos para captação de recursos; e outros.
  • Remuneração: não há uma lei de piso salarial; a categoria se organiza, em sua maioria, em sindicatos por ramos de atividade, tendo sua remuneração definida pelos contratos coletivos nas diversas áreas de trabalho. Assim, considerando-se as disparidades regionais e a lógica econômica, os salários têm variado, praticando-se de $400,00 a $5.000,00, a depender da área e da experiência profissional, da natureza técnica/política e teórico/metodológica. Existem hoje no País 05 Sindicatos de Assistentes Sociais e uma Federação Nacional
  • Informações sobre a profissão: Maiores informações sobre a profissão de Serviço Social, em nível nacional, podem ser encontradas na pagina do Conselho Federal de Serviço Social - CFESS: http://www.cfess.org.br e-mail: cfess@cfess.org.br ou ainda na pagina da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social - ABEPSS: www.abepss.org.br . Nos estados as informações locais poderão ser acessadas através dos endereços dos Conselhos Regionais de Serviço Social - CRESS, localizados também na Home Page do CFESS.